Glossário

Abrange a rapidez do mercado. Significa volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

A expressão mundo bani surge para caracterizar o mundo pós-pandêmico. Significa frágil, ansioso, não linear e incompreensível.

Desenvolve e traciona startups com estrutura de mercado.

Ajuda empresas iniciantes a validar seu modelo de negócio, ter mentorias e captar recursos.

Investimento feito em startups.

Junção de mais de uma pessoa, núcleo ou empresa para produzir um produto ou serviço.

Financiamento coletivo, a fim de levantar recursos com investidores e pessoas físicas para financiar empresas ou projetos.

Processo colaborativo em que um grupo de pessoas se reúne para fomentar ideias, chegar a soluções e agregar seus conhecimentos focando em um objetivo ou na resolução de algum problema da empresa.

Investimento de empresas, geralmente de grande porte, em negócios nascentes, ou seja, grandes negócios se tornando investidores e futuros compradores de startups ou empresas menores.

Processo de pensamento crítico e criativo, possibilitando a organização de ideias de modo a estimular tomadas de decisão e a busca por conhecimento. Não se trata de um método específico, mas sim de uma forma de abordagem.

União de empresas, universidades e até mesmo do governo a fim de criar um ambiente colaborativo que favoreça a inovação. Um bom exemplo é o Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Modelo descentralizado, apoiado na diversidade e colaboração para gerar novas ideias que realmente agreguem valor para a empresa e a sociedade.

Uma série de pequenas melhorias ou atualizações feitas nos produtos, serviços, processos ou métodos existentes. São inovações sustentáveis que ajudam as empresas a permanecer no jogo, mas não necessariamente geram um grande impacto.

Prática em que uma corporação procura uma abordagem diferente, focando em novos mercados ou oportunidades ainda não exploradas por outras empresas.

Modelo tradicional no qual os processos de inovação ocorrem, necessariamente, dentro da empresa, sem o compartilhamento com outros players.

Prática em que oportunidades de empreender e inovar são identificadas dentro da própria empresa, aproveitando os colaboradores que se interessam por empreendedorismo, criatividade e inovação. O Gmail é um exemplo de intraempreendedorismo criado dentro do Google.

Acordo realizado entre duas ou mais companhias que estabelece alianças estratégicas por um objetivo comercial comum, por tempo determinado. As empresas concordam em reunir recursos para o desenvolvimento do negócio em conjunto e dividem os resultados, sejam lucros, sejam prejuízos.

Método para auxiliar na gestão de trabalho. O termo tem origem japonesa e significa “sinalização” ou “cartão”. A técnica se utiliza de post-its – ou cartões coloridos – para organizar os fluxos de trabalho de forma visual.

Técnicas para gerenciar projetos e processos, oferecendo maior rapidez e agilidade. Antes, muito usada para o desenvolvimento de softwares, hoje em dia alcança vários setores de uma empresa. O método Kanban é um exemplo de metodologia ágil.

Métricas mais relevantes para mensurar a performance de um negócio, de uma estratégia ou de processos de gestão.

Startup enxuta, em tradução livre. Baseia-se na criação de protótipos rápidos, que foram projetados visando à validação no mercado, com a finalidade de obter feedbacks, para então desenvolver a versão final do produto. Essa metodologia tem objetivo de garantir que a ideia seja aceita pelos consumidores, evitando o investimento de tempo e dinheiro em produtos não rentáveis.

Mergers and acquisitions, ou fusões e aquisições em português. Baseia-se na fusão de empresas, a fim de conquistar mais clientes, expandir o negócio e unir forças de mercado.

Ligações, reuniões virtuais.

Mentalidade, em português. Termo muito usado hoje em dia no universo corporativo para definir a configuração mental de uma pessoa, o que influencia em sua forma de pensar, agir e reagir às situações do dia a dia.

Métrica focada em facilitar a definição dos objetivos e medir os resultados.

Terceirização de um trabalho. Os objetivos para esse movimento são desde a redução de custos até a flexibilidade de ter outra empresa prestando serviço para sua companhia.

Termo usado para falar sobre as empresas que têm certa relevância no mercado.

Modelo prático para demonstrar a possível validação de uma ideia, muito usado na área de T.I., mas também em negócios entre empresas e startups.

Disponibilização de um software como um serviço, em que o cliente paga um valor para poder ter acesso ao programa/plataforma.

Mecanismo de segurança usado para testar programas, de forma segura, mitigar falhas e evitar que malwares se espalhem pelo sistema. É uma ótima ferramenta para aquelas empresas que estão em um processo de transformação digital.

Empresas – ou startups – que têm um modelo de negócio altamente escalável. Para ser denominado uma scale-up, o negócio deve crescer, pelo menos, 20% ao ano, durante três anos consecutivos.

Ou “investimento inteligente”. Trata-se do investimento que não é apenas financeiro, mas também intelectual. O interesse está em ter aquele investidor como mentor, sócio e conselheiro para orientar e contribuir com insights importantes para o negócio.

Criação de um novo produto ou negócio a partir da empresa atual.

Uma das metodologias ágeis. O objetivo de uma sprint é agilizar uma entrega, estipulando quais tarefas de um projeto devem ser feitas em determinado tempo, que pode variar de duas a quatro semanas.

Evento em que se reúnem profissionais relevantes de determinada área para debater temas, compartilhar experiências e disseminar conhecimento para aqueles que assistirem ao evento.

Direciona o processo de investimento dos fundos de venture capital. São os pré-requisitos exigidos pelos investidores para que a startup esteja conforme ao que é exigido por eles para que possa prosseguir nas próximas etapas de análise. Geralmente são informações e protocolos simples, nos quais as respostas irão qualificar e dizer se o negócio está dentro do que é procurado. Cada fundo de venture capital tem sua própria tese de investimento, que avalia o tamanho da empresa, área de atuação, sociedade, etc.

Estratégia para definir o tempo entre o desenvolvimento de um produto até seu lançamento no mercado.

Estratégia usada por empresas que querem se manter relevantes e atualizadas. Ela contempla a implementação de tecnologias digitais, a reestruturação de processos e a adoção de uma nova mentalidade e cultura pela empresa. Esse processo deve ser contínuo e envolve stakeholders tanto internos quanto externos.

Para o negócio dar certo, é preciso que a ideia inovadora seja validada, ou seja, quando o público-alvo dá boas pistas de que tem interesse na solução e que ela realmente resolve um problema. No processo de validação, o empreendedor descobre se o negócio é viável e obtém dicas importantes, que permitem tornar o produto ou serviço mais interessante a seus possíveis clientes.

Modalidade de investimento na qual recursos são aplicados em empresas com expectativas de crescimento rápido e rentabilidade alta. Esse tipo de investimento é normalmente empregado em startups e pequenas ou médias empresas.

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